Seguidores

Hoje é dia....

História do Biscuit

História do Biscuit


   Começou com a argila, que sempre foi utilizada pelo homem, para fabricar seus utensílios para preparo de alimentos e de caça.
   Com a descoberta de novas massas, foi-se utilizando a argila para outras finalidades, inclusive decorativas. A partir da cerâmica, os chineses começaram a história da porcelana, (mais ou menos em III d. C.), que consistia em uma massa composta de caulim ( argila pura de cor branca) e feldspato ( rochas de cálcio,ou potássio, ou sódio).Essa mistura que dá a aparência branca e consistência mais dura.
   Depois foi difundida no Japão através da Coréia, e mais tarde a Europa imitava a porcelana oriental, até que no século XVIII, um alquimista alemão, encontrou uma espécie de argila branca, e ao trabalhar com ela passou a fabricar peças semelhantes a porcelana chinesa. O material foi se difundindo pela Europa até que na França, fabricaram uma porcelana com brilho aveludado e que poderia receber decorações coloridas.


     A história do biscuit vem por volta dessa época, em que os artesãos estavam sempre procurando materiais que pudessem misturar àquela argila branca barateando um pouco o seu custo, com qualidade, beleza e durabilidade tanto quanto à porcelana fina, também conhecida como “faiança”(louça esmaltada ou vidrada).
   A primeira notícia que se tem é que para chegar mais próximo dessa porcelana, havia na Itália uma massa tradicional,feita com farinha, água e sal, conhecida como “pasta di sale”. Era uma massa que produzia trabalhos delicados que retratam os mais diversos motivos do dia a dia e tinha por finalidade enfeitar a mesa.Em outros países também há trabalhos nesta linha. Nos Estados Unidos são famosos os bonecos de "salt dough", uma tradição muito antiga. Pequenas esculturas que chamamos de bibelôs , porém essa massa ainda não era durável.
   Mas foi pela insistência em se descobrir uma massa ideal para trabalhar os objetos, sem a preocupação de que eles se quebrassem no dia seguinte, que os artesãos continuaram a pesquisar materiais que pudessem semisturados à massa, como a cola, por exemplo, para lhe dar resistência
e durabilidade e pudessem também receber pintura e certos tipos de acabamentos brilhantes ou foscos. Foi assim que artesãos da Europa e América Latina chegaram à maleabilidade da massa do biscuit, também conhecida como “porcelana fria”, por não ser necessário queimá-la em fornos especiais com altas temperaturas, como as porcelanas tradicionais.
  Apesar da inspiração européia, a arte da Porcelana Fria ganhou adeptos e grande desenvolvimento apenas na América Latina. Nos países europeus, somente na Inglaterra temos notícias de grupos de artistas que se dedicam a esta técnica. Já é tradicional seus encontros anuais para debates, exposições e premiações.
  Aqui no Brasil, o biscuit aportou na década de 80, através de artesãos que pesquisavam o assunto.
  O mercado do artesanato, sobretudo, em São Paulo, recebeu muito bem a técnica, pois muitas pessoas resolveram se dedicar à arte do biscuit por sua praticidade, beleza e mil possibilidades.
  Quando se fala em biscuit, vem à mente grandes nomes de artesãos brasileiros que são referência nessa arte de modelar, como Ana Modugno, Wilson Cabral, Diego Dutra, Flávia Nóbrega, Carla Campos,e muitos outros que talvez não tenham o nome tão conhecidos, mas, que modelam com mãos de anjo essa massinha.


RECEITA DE MASSA DE BISCUIT

2 xícaras de chá de Maizena


2 xícaras de chá de cola branca.


1 colher de sopa de suco de limão (age como conservante)


2 colheres de sopa de vaselina líquida


1 colher de sopa de creme para mãos (não gorduroso)


panela com revestimento anti-aderente (para fogão)


Colher de pau


Misture bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos não gorduroso) na panela com revestimento anti-aderente e leve ao fogo brando, mexendo sem parar com a colher de pau, até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais. Tome cuidado para evitar que as sobras que costumam ficar na borda da panela não se incorporem à massa. Depois de pronta, espalhe o creme de mãos sobre um tampo de mármore ou de outra pedra e sove-a por vários minutos, ainda quente. Acondicione-a num saquinho plástico bem fechado, para não ressecar, ou envolva-a em filme plástico para cozinha.

FONTE: O MUNDO DA NET, INTERNET TAMBÉM É CULTURA

Ei, psiu!!!!

Ei, psiu!!!!

Contato

Encomendas e orçamentos pelo e-mail:

pitokinhosbaby@ymail.com



ou marifa.pereira@gmail.com



BISCUIT



KITS DE HIGIENE PARA BEBÊS; ENFEITES DE PORTA PARA MATERNIDADE; LEMBRANCINHAS PARA CASAMENTOS, NASCIMENTO, ANIVERSÁRIO, BATIZADO, 15 ANOS; POTES PARA MANTIMENTOS; ENFEITES E UTILITÁRIOS PARA COZINHA; PONTEIRAS DE LÁPIS E CANETAS; PRENDEDORES; CHAVEIROS, ETC. .



E MAIS:



DECOUPAGEM, PINTURA EM TECIDO E FRALDAS PERSONALIZADAS...