Seguidores

Hoje é dia....

Receita e Dicas de Biscuit

Ingredientes



02 xícaras de chá de cola branca rótulo azul


02 xícaras de chá de amido de milho


02 colheres de sopa de vaselina líquida


01 colher de sopa de caldo de limão ou vinagre


01 colher de sopa de creme hidratante sem silicone, que será utilizada para sovar a massa após o cozimento


 Modo de preparo no forno de microondas


Dependendo da potência do seu microondas o tempo de cozimento pode variar entre 1 min e 30 segundos até 10 minutos. Faça um teste na primeira vez que cozinhar a massa, tirando a massa e mexendo a cada trinta segundos, para que ela não passe do ponto.


Misture todos os ingredientes, leve ao microondas por 3 minutos (em média) na potência máxima e mexa a cada 1 minuto.


Modo de preparo no fogão


Misture todos os ingredientes mexendo com uma colher de pau (específica para fazer a massa - não misture com o restante da louça) até desprender do fundo da panela (antiaderente) sem estar totalmente ressecada, isto é, com um pouco de cola mole. Para quem já fez massa de coxinha (salgadinho) o ponto é o mesmo.


 Sovando a massa


Após o cozimento, espalhe o creme nas mãos e em uma superfície lisa e fria (pia da cozinha por exemplo ou bancada de mármore) e sove como massa de pão. Cuidado com o calor da massa para não queimar as mãos.


 Dicas


   A massa tem que ser sovada enquanto está quente, para ficar macia e elástica. Depois de sovada (a massa já estará morna) guarde-a em um saco plástico limpo, livre de poeiras e gorduras. Deixe a massa descansar por um dia. Retire a massa do saco plástico, seque-a e guarde em um novo saco plástico. Depois é só tingir com a cor desejada e modelar a vontade. Também pode ser modelada com a massa natural (essa que acabou de ser explicada) e ser pintada depois de seca com tinta látex, acrílica e também tinta a óleo. Estas mesmas tintas podem ser usadas para tingir a massa.
  Outra opção para armazenar a massa é utilizando potes de plástico. O procedimento é praticamente o mesmo acima, só trocando o saco plástico pelos potes.
   Se for fazer grandes quantidades de peças, tinja a massa de uma só vez, para não dar diferença de uma peça pra outra.


TINGINDO A MASSA DE BISCUIT:


Para tingir a massa, a tinta para tecido é a mais usada. Usam também tinta a óleo, porém essa contém metais pesados em sua fórmula e pode fazer mal a sua saúde caso usado com freqüência, mas, é a que eu mais uso, pois rende mais e tige melhor só com um pinguinho de tinta. Usam também pigmento corante líquido encontrado em qualquer casa de tintas para fazer cores básicas mais vivas.  Para tingir, misture um pouco de tinta a massa e sove até chegar à cor desejada, lembre sempre que a massa escurece até 3 vezes quando ela seca, então não coloque muita tinta, pois trabalhos com muita tinta costumam rachar. Hoje em dia, algumas empresas disponibilizam também corantes especiais para biscuit em pó, vale a pena testar.


CONSERVANDO A MASSA DE BISCUIT:


Para guardar sua massa, coloque em um saco plástico e retire TODO o ar de dentro, guarde em um pote fechado, potes escuros ajudam ainda mais a conservar a massa, pois não deixa a luz entrar.


Boa sorte e mãos na massa!!!

3 comentários:

Luciana Siqueira disse...

Menina, não sei o que fiz que não estava recebendo as suas atualizações. Tive que parar e voltar a te seguir pra resolver meu problema. E olha quantas novidades estava perdendo. O seu blog está maravilhoso, tá tudo de bom... Amei essas xícaras aqui do lado. Beiiiiju, até mais.

ATELIER CORES E FORMAS disse...

OI AMIGA,MUITO BOA DICA NÃO SABIA COMO CONSERVAR ESSA MASSA.BJUS FÁTIMA

Rosa Decor Decoração de Festas disse...

oi...gostaria de saber se a massa depois de pronta..fica durinha..ou fica mais mole..pq ja fiz..está pronta..porém estou achando ela um pouco mole e nao estou conseguindo trabalhar com ela..bjsss

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário...Seu elogio ou crítica vai me incentivar a fazer o melhor, sempre...Sua sugestão ou dúvida, ficarei feliz em ajudar...
Bjsss....Fátima

Ei, psiu!!!!

Ei, psiu!!!!

Contato

Encomendas e orçamentos pelo e-mail:

pitokinhosbaby@ymail.com



ou marifa.pereira@gmail.com



BISCUIT



KITS DE HIGIENE PARA BEBÊS; ENFEITES DE PORTA PARA MATERNIDADE; LEMBRANCINHAS PARA CASAMENTOS, NASCIMENTO, ANIVERSÁRIO, BATIZADO, 15 ANOS; POTES PARA MANTIMENTOS; ENFEITES E UTILITÁRIOS PARA COZINHA; PONTEIRAS DE LÁPIS E CANETAS; PRENDEDORES; CHAVEIROS, ETC. .



E MAIS:



DECOUPAGEM, PINTURA EM TECIDO E FRALDAS PERSONALIZADAS...